A Câmara de Inovação é composta de membros de dez ministérios mais a Casa Civil. Os membros representam áreas-chave dos respectivos órgãos que atuam na formulação e implementação de políticas de apoio à inovação.
Eduardo Henrique Corrêa da Silva Paranhos Néris é Analista do MPU da Procuradoria-Geral da República, cedido à Casa Civil da Presidência da República, tendo exercido funções como Chefe de Conformidade de Gestão, Chefe de Divisão, Assessor Parlamentar, Chefe de Gabinete, Assessor Especial e Diretor de Gestão Intergovernamental. Graduado em Ciências Contábeis e Atuariais (Unb) e formando em Direito (Processus), possui Especialização em Auditoria Pública além de MBA em Finanças e Controladoria (UDF).
Sarquis José Buainain Sarquis é formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é mestre e doutor em economia pela London School of Economics (LSE). Ingressou no serviço exterior em 1991 e, durante sua carreira como diplomata, ocupou diversos cargos, em particular, na área da diplomacia econômica, comercial e financeira. Sarquis foi responsável por negociações e análise de política econômica, nas áreas de comércio internacional e investimentos, finanças e desenvolvimento. Representou o governo brasileiro em variadas reuniões e conferências intergovernamentais na OCDE, na OMC, no Banco Mundial, no FMI e nas Nações Unidas. Durante sua carreira diplomática, Sarquis serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres (1997-2000) e Berlim (2001-2003). Também foi Ministro-Conselheiro para Assuntos Econômicos e da OCDE na Embaixada do Brasil em Paris (2009-2014), bem como Ministro-Conselheiro na Embaixada em Tóquio (2014-2017). Antes de assumir o cargo de Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores (2020), ele foi Vice-Presidente de Risco, Pesquisa, Estratégia e Parcerias do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) em Xangai (2018-2020) Sarquis lecionou e desenvolveu pesquisa científica nas áreas de macroeconomia, crescimento, desenvolvimento, comércio, investimento e finanças internacionais. Recebeu prêmios de pesquisa, como o Prêmio Gilbert de Botton em Economia Financeira.
Procurador Federal, Advocacia-Geral da União, pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília.MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Consultor Jurídico nos Ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Conselheiro de Administração da EMBRAPA e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Presidente do Conselho de Administração Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. Representante Titular do MAPA na Câmara de Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI Membro Conselheiro do MAPA no Conselho de Administração da SOFTEX – Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) Membro Conselheiro do MAPA no Conselho ONE AGRO Idealizado e desenvolvido pela Syngenta. Secretário de Orçamento e Finanças Tribunal de Contas da União – TCU. Secretário de Gestão de Pessoas Tribunal de Contas da União – TCU. Diretor-Geral Supremo Tribunal Federal - STF Auditor Federal de Controle Externo Tribunal de Contas da União – TCU. Gerente de Agência Bancária - Caixa Econômica Federal – CEF Gerente de Mercado de Pessoa Jurídica - Caixa Econômica Federal – CEF Superintendente de Negócios da Caixa Econômica Caixa Econômica Federal – CEF
É Doutorando em Administração na Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas). Servidor público, Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuou como Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (entre 2010 e 2018) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e atuou, também, como Coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior - Forplad (entre 2013 e 2017). No Ministério da Educação atua como Secretário de Educação Profissional e Tecnológica e foi Secretário Adjunto de Educação Superior (Sesu), Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR/Setec) e Coordenador-Geral de Expansão, Gestão e Planejamento Acadêmico das Ifes (CGEG/Sesu). É também um dos criadores da Plataforma Aberta para Gestão e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional para as Universidades Federais Brasileiras (ForPDI), da Plataforma Aberta para Acompanhamento e Gestão de Riscos (ForRisco) e autor de artigos científicos, capítulo de livro e livros sobre inovação e transformação da administração pública. Foi Gestor de Educação a Distância e Professor do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Foi Professor universitário em instituições privadas do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Já atuou como Analista de Sistemas e Programador em empresas do Sul de Minas Gerais.
Prof. Dr. Hélio Angotti Neto graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2003, CRM-ES 7517). Concluiu residência médica em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2006, ano no qual foi preceptor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da US. Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doutor em Ciências Médicas - Oftalmologia - pela Universidade de São Paulo (USP) em 2011. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Center for Bioethics and Human Dignity na qualidade de Global Scholar ligado à Global Bioethics Education Initiative em 2016 e da Associação Brasileira de Clínica Médica na qualidade de Presidente do Capítulo de História da Medicina (Triênio 2018-2020 e Triênio 2021-2023). Membro da Comissão Nacional Pró-SUS e da Comissão de Educação Médica do Conselho Federal de Medicina desde janeiro de 2020. Criou e coordenou o Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina e foi professor do Curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) de 2011 a 2018, sendo Coordenador de Curso de julho de 2012 a dezembro de 2018. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNESC, em Colatina, Espírito Santo. Áreas de Interesse: Pesquisa em Ciências Médicas, Órbita, Retina, Catarata, Neuro-Oftalmologia, Filosofia da Medicina, Educação Médica, Humanidades Médicas e Bioética. Publicou diversos livros, artigos e capítulos de livro nas áreas de Oftalmologia, Bioética, Ética Médica, Educação Médica, Humanidades Médicas e Crítica Cultural. Membro da Comissão de Avaliadores do SAEME - ABEM / CFM (desde 2016). Foi membro Titular da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. É professor da Uninove e atende no Hospital Oftalmológico de Brasília. É membro efetivo da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Federal de Medicina. Foi Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde e de Secretário Substituto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, de onde saiu para assumir o cargo de Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, que atualmente ocupa no Ministério da Saúde.
Presidência da República - Coordenador do tema de Minas e Energia, pelo grupo de infraestrutura na transição governamental - 2018 – 2019; Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – SPPI - Diretor e Secretário substituto em coordenação e estruturação de projetos no setor de Energia, Petróleo e Gas e Mineração, coordenador da carteira de Projetos do PPI e da agenda de licenciamento ambiental - 2015 – 2019; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, SAE, Brasil - Assessor, Chefe de Gabinete e Coordenador de Projetos de Infraestrutura nos temas de (modelagem climática, energia, recursos hídricos, drenagem, portos e rodovias) - 2012 – 2015; Ministério da Integração Nacional - Coordenador do Gabinete Federal em Minas Gerais
Doutora em Economia pela Universidade de Brasília - UnB, com concentração em Microeconomia e Teoria dos Jogos. É servidora pública federal de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), desde 2005. Trabalhou na Agência por 14 anos, com larga experiência sobre a regulação do setor de telecomunicações. Ainda na Anatel, ocupou cargos de assessoria na Presidência e no Conselho Diretor da Agência. Hoje, integra o Conselho Consultivo da Anatel. Também foi coordenadora geral de telecomunicações na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia (ME). No Ministério das Comunicações (MCom), foi Diretora do Departamento de Política Setorial na Secretaria de Telecomunicações (Setel) de 2020 a 2022, até receber o convite para ser a secretária da Setel. Foi presidente do Grupo de Trabalho do Serviço de Acesso Condicionado (GT-SeAC) e membro do Conselho Superior de Cinema (ANCINE/MTur) e do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST/Anatel). Colaborou com a edição da Portaria No 1924/2021, que estabeleceu as diretrizes para o Leilão do 5G. Participou da construção e aprovação de legislações relacionadas à Lei Geral das Antenas, ao Fust, aos VSATs, ao marco legal do setor de telecomunicações e à desoneração de chips de Internet das Coisas, entre outros temas. Tem artigos sobre economia publicados em inglês. É fluente em inglês.
licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Brasília (2002), com especialização em Gestão Pública em Ciência e Tecnologia (2009). Atualmente é Secretário de Empreendedorismo e Inovação no MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES. É servidor de carreira no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Analista Sênior de Ciência e Tecnologia). Até 2019 trabalhou no MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES como Diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação Digital e Secretário Adjunto na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação. Cargos anteriores: (2003-2007) - AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - Engenheiro de Gestão do Espectro. (2007-2010) MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Secretaria para Políticas Informáticas e Secretaria para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica - Analista de Ciência e Tecnologia. (2010) COMITÊ DE DIREÇÃO PARA A INCLUSÃO DIGITAL: Gabinete Presidencial - Assessor. (2011-2012) MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES: Departamento de Banda Larga no Secretaria das Telecomunicações - Gestor de Projetos e Diretor Adjunto. (2012-2016) MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES: Departamento da Indústria, Ciência e Tecnologia na Secretaria das Telecomunicações - Diretor. (2016-2018) MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E COMUNICAÇÕES: Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital - DECTI, na Secretaria de Políticas Informáticas e na sua sucessão, Secretaria de Políticas Digitais - Diretor
Curso de Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior (ECEME), Rio de Janeiro, Brasil, em 1995 Doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares. - Curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO, Rio de Janeiro, Brasil, em 1988 — Mestrado em Aplicações Militares. Graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Resende, Brasil, concluído em 1978. Como experiência internacional, destaca-se a participação na Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) em El Salvador (ONUSAL), de maio de 1992 a maio de 1993. A realização do Curso de Política e Estratégia do US Army War College, nos anos de 1999 e 2000 e o exercício da função de Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Comando de Doutrina e Adestramento do Exército Americano, nos anos de 2004 e 2006. Em dezembro de 2012, ingressou na reserva remunerada. De julho a dezembro de 2013, atuou na Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos do Comando Militar do Leste, como Chefe da Célula de Gestão dos projetos e legado. De 2014 a 2107, atuou na Autoridade Pública Olímpica (APO), exercendo as funções de Diretor de Integração, Diretor de Infraestrutura, Diretor das Regiões de Maracanã e Deodoro e Diretor Executivo. Em 2017, foi designado para a função de Chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Comando Militar do Lesta. Em 2018/2019, integrou o Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, onde desempenhou as funções de Diretor de Relações Institucionais, Secretário de Intervenção Federal e Substituto eventual do Interventor Federal. No período de março de 2020 a abril de 2021, ocupou o cargo de Secretário-Executivo da Casa Civil da Presidência da República. Atualmente, exerce a função de Secretário- Geral do Ministério da Defesa.
Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e pós-graduado em MPA – Mestre em Administração pela FDC – Fundação Dom Cabral; PMBA – Post MBA pelo Kellogg School of Management – Northwestern University; e MBA – Executivo pela FDC – Fundação Dom Cabral. Em abril de 2022, foi nomeado para o cargo de Secretário de Coordenação Estrutural e Gestão Coorporativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Fabrício foi servidor público do Ministério da Fazenda, e atuou como – Analista de Relacionamento com Investidores do Tesouro Nacional em 2007. Em 2016, assumiu o cargo efetivo como Subsecretário-Adjunto de Planejamento, Orçamento e Administração. Em 2019, passou a atuar no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Durante três anos, exerceu os cargos de – Subsecretário de Administração; e Diretor de Orçamento e Finanças.